Rafael de Lira Rosas
Professor de Educação física (UCSAL)
Treinador da Assessoria Esportiva (RAFA LIRA ASSESSORIA ESPORTIVA)
Treinador do atleta Jarbas de Carvalho (Bicicross)
Personal
Estudos mostram que o treinamento de força aplicado ao ciclismo tem dado ótimos resultados. Popularmente conhecido como musculação deixou faz tempo de ser modalidade exclusiva de fisiculturista e halterofilista. Hoje em dia faz parte de treinamento complementares não só do ciclismo e sim de vários esportes.
Um dos pontos que devem ser levados em consideração é o período do treinamento em que o atleta se encontra, pois devemos respeitar as etapas da periodização, ex; Competitivo e Específicos.
Aqui segue alguns pontos onde mostra os benefícios do treinamento de força
- Economia de energia no movimento
De acordo com ANTONIAZZI et al. (1999) uma melhora na economia de movimento permite que o atleta repita o mesmo esforço por longos períodos, economizando assim energia para manter velocidades mais elevadas e aumentando assim sua resistência.
- Efeito do treinamento de força sobre o limiar de lactato
Segundo WILMORE e COSTILL (2001) Quanto maior for seu limiar de lactato melhor, pois ele é um fator determinante na força de resistência.
- Efeitos do treinamento de força sobre a freqüência cardíaca
De acordo com ANTONIAZZI et al. (1999) O treinamento de força reduz consideravelmente a freqüência cardíaca de repouso, tendo efeito também em retardar o aumento da freqüência cardíaca máxima.
Exemplos de treinamento de força fora da sala de musculação aplicado ao ciclismo:
-Treino em regiões montanhosas (ladeira)
- treino de corrida em areia fofa (ladeira)
- Subir escadas
- treino de tiros ex; intensidade 95 a 100% da fcm (freqüência cardíaca máxima)
8 x 2min-i= 2min
5 x 8min-i=2min e 30seg
3 x 12-15 min – i = 4 min
2 x 20 min – i = 5`